Blog Sobra da Obra

5 DICAS INCRÍVEIS PARA SE ECONOMIZAR NA REFORMA

1 Faça um levantamento detalhado dos ambientes.
Antes de iniciar qualquer obra, é necessário elaborar um planejamento cuidadoso. Sendo assim, é recomendável medir paredes, pilares, portas, janelas, pontos elétricos, pontos de água, tomada de telefone, dreno de ar condicionado e ponto de antena de tv. por exemplo, do espaço que se deseja reformar.

2 Elaboração da lista das necessidades mais importantes que devem ser atendidas pelo projeto.
Após o levantamento dos ambientes e identificação das áreas, deve-se colocar no papel tudo que se considera essencial para o uso do ambiente, tais como: geladeira, televisão, adega e ar condicionado, todos os equipamentos com as respectivas dimensões, quantidade aproximada de livros, pastas de documentos, roupas e sapatos. É importante também relacionar os objetos de arte como esculturas, quadros de pintura e fotografias. Além disso, a quantidade de pessoas que fará uso do espaço deve estar definida. É também relevante a informação sobre os mobiliários existentes e sobre a aquisição de novos mobiliários para o resultado final da obra.

3 Escolha dos produtos que serão utilizados na obra.
Essa fase é muito importante e determina uma grande parcela do custo da obra. Para evitar dores de cabeça, procure fornecedores estáveis e de confiança no mercado. Tome cuidado com produtos desconhecidos ou com custo muito abaixo do preço de mercado, pois podem ser defeituosos ou serem produtos de queima de estoque e sem reposição, ou não incluir o frete ou até mesmo com prazo de validade próximo do vencimento.

4 Escolhas das pessoas que irão trabalhar na obra.
É necessário contratar o profissional capacitado e com experiência para executar as obras, que prezem pela boa técnica e segurança. O pedreiro, o pintor, ou eletricista não devem ser escolhidos pelo menor preço e sim pela melhor qualidade do profissional que o orçamento permitir alcançar. Além disso, devem-se seguir as recomendações de outros contratantes de serviços anteriores.

5 Contrate um responsável técnico para elaborar e gerir todo o processo.
O gerenciamento é fundamental para execução de uma obra de qualidade e sem prejuízos. Neste caso, a contração de arquiteto como profissional responsável pelo projeto e execução das obras é o mais indicado para consolidar as informações recebidas pelos fornecedores de produtos e prestadores de serviços, alinhando os interesses do cliente à boa técnica, com economicidade.

Em tempos de recessão econômica, é possível economizar seguindo essas 5 dicas para fazer uma boa reforma sem prejuízos. Faça as escolhas certas e diminua as dores de cabeça para executar a sua obra.

Marcelo Santos
Arquiteto
(colaborador SobradaObra)

 

Conheça nossos Colaboradores.

     156 71 visualizações

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *